Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho

Dossiê Thompson 100 anos



Apresentação: Thompson 100 anos



No dia 3 de fevereiro de 2024, Edward Palmer Thompson faria 100 anos. Um dos maiores historiadores do século XX, sua obra tem tido um enorme impacto na construção da história social e nos debates historiográficos e políticos desde os anos 1960. O alcance dos livros, artigos, reflexões e atividades políticas do historiador marxista britânico tem ido muito além da história social do trabalho, campo que o consagrou, e tem fomentado discussões em uma miríade de áreas do conhecimento histórico e das teorias sociais.

No Brasil, a obra de E.P. Thompson influenciou fundamentalmente a historiografia contemporânea. Não é possível compreender os avanços que temos tido na história do trabalho (“livre” e escravizado, urbano e rural, “formal” e “informal”), nas reflexões sobre as diversidades históricas de gênero, raciais, geracionais, e nos debates historiográficos em geral sem entender o impacto thompsoniano em nosso país.

Para celebrar o centenário de Thompson, o portal do Laboratório de Estudos da História do Mundo do Trabalho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LEHMT/UFRJ) está lançado o “Dossiê Thompson 100 anos”. Convidamos historiadores/as e cientistas sociais do mundo todo, que em artigos curtos escrevem sobre o impacto da obra de Thompson (ou em alguns casos do próprio Thompson) em sua produção pessoal e/ou na historiografia de seus países e temáticas e debatem a relevância do historiador britânico nos dias de hoje. O dossiê está publicado em português e inglês e continuará a receber novos artigos ao longo desse ano.

Organizado por Paulo Fontes, o dossiê nos revela um “Thompson global” ao reunir inicialmente 20 artigos inéditos e exclusivos em que 21 autores/as de 13 nacionalidades dos 5 continentes (África do Sul, Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, Índia, Itália, Nova Zelândia, Reino Unido e Turquia) . Além de diferentes origens, os/as autores/as são de diferentes gerações, interesses temáticos e abordagens teóricas.

Os artigos nos mostram a força, originalidade e atualidade de sua obra, sem deixar de apontar vários debates e críticas que foram feitas a ela ao longo do tempo. Particularmente interessante é perceber as diferenças e semelhanças nas recepções aos trabalhos e reflexões de Thompson sobre formação de classe, cultura, religião, agência, marxismo e economia de mercado, entre outros, em contextos tão distintos como os de vários países do Norte Global, das ditaduras latino-americanas e turca, do Estado de Emergência na Índia, ou do apartheid sul-africano. Além disso, as várias dimensões da vida de Thompson como militante comunista antifascista, educador popular, figura central na construção da Nova Esquerda, líder pacifista, professor universitário, orador teatral e carismático são recordados por muitos e rendem saborosas histórias que certamente prenderão a atenção de nossos/as leitores.

Por fim, gostaria de agradecer imensamente aos autores e autoras que gentilmente e, via de regra, entusiasticamente, aceitaram escrever para esse dossiê. A equipe do LEHMT/UFRJ e a tradutora Eneida Sela também merecem um agradecimento especial. A ideia do dossiê foi concebida no início de 2024 e realizada, num autêntico tour de force, em cerca de um mês! Esse dossiê é uma clara demonstração de que não apenas as ideias e obras de E.P. Thompson nos servem de inspiração, mas também seu entusiasmo, energia e luta por transformar o mundo.



Equipe

Organização: Paulo Fontes
Concepção do design e diagramação: Deivison Amaral e Larissa Farias
Projeto Gráfico: Brenda Dias e Eduarda Gabrielle Olimpio
Pesquisa de Imagem: Thompson Clímaco
Divulgação geral: Ana Clara Tavares
Traduções: Eneida Sela

Sair da versão mobile