Vozes Comunistas #08: Adelço de Almeida



Vale Mais é o podcast do Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho da UFRJ, que tem como objetivo discutir história, trabalho e sociedade, refletindo sobre temas contemporâneos a partir da história social do trabalho.

“Vozes comunistas” é uma série especial do Vale Mais, podcast do LEHMT/UFRJ. Nessa série homenageamos o centenário do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e divulgamos áudios que permitem uma reflexão sobre as fortes e complexas relações entre o partido e os mundos do trabalho ao longo da história do país. A cada quinze dias, um trecho de uma entrevista de antigos sindicalistas, lideranças operárias e camponesas ou mesmo trabalhadores/as de base conta um pouco da história do PCB e sua importância para a história do trabalho no Brasil. Pesquisamos áudios em acervos públicos e particulares de todo o país, que serão apresentados por pesquisadores e historiadores especialistas na trajetória do partido. Em nosso oitavo episódio, apresentamos trechos de uma entrevista com o militante comunista, Adelço de Almeida, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Química de São Paulo entre 1957 e 64. No trecho que ouviremos, Adelço fala sobre a greve na grande fábrica Nitro Química em 1957 que durante uma semana transformou o bairro de São Miguel Paulista em um verdadeiro campo de batalha. Adelço explica o processo de mobilização dos trabalhadores, em sua maioria migrantes nordestinos, as negociações com os dirigentes da empresa e com as autoridades públicas, e analisa como, mesmo com a intensa repressão, a greve representou uma grande vitória para o movimento sindical naquela conjuntura.

Projeto e execução: Ana Clara Tavares, Felipe Ribeiro, Larissa Farias e Paulo Fontes
Apoio: Centro de Documentação e Imagem da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Agradecemos às instituições e pesquisadores que gentilmente colaboraram com nosso projeto

Referência da entrevista: Entrevista Adelço de Almeida. 1994. Entrevistadores: Hélio da Costa e Paulo Fontes. Centro de Documentação e Imagem (CEDIM) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Biblioteca Municipal Raimundo de Menezes da cidade de São Miguel.

Vale a Dica #13: 2 de Julho: a Retomada, de Spency Pimentel e Joana Moncau Vale Mais

Na décima terceira edição da série “Vale a Dica”, Victória Cunha, mestranda em História Social pelo PPGHIS/UFRJ e pesquisadora do LEHMT/UFRJ, indica o documentário "2 de Julho: a Retomada", dirigido por Spency Pimentel e Joana Moncau. O filme narra a jornada do líder camponês baiano Joelson Ferreira em uma produção sobre o bicentenário da independência do Brasil, explorando a luta dos povos negros e indígenas contra o domínio português. A produção revela como esses grupos, muitas vezes ignorados pela memória oficial, desempenharam papéis cruciais na independência. Joelson Ferreira, uma figura central do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na Bahia, viaja por locais históricos para relembrar e discutir essas contribuições. A discussão destaca a necessidade de reavaliar a história para reconhecer o papel dos trabalhadores e movimentos populares na independência do Brasil. Para uma análise mais aprofundada do assunto, o Vale a Dica recomenta também o canal de Youtube Labuta do LEHMT/UFRJ, onde a série "Mundos do Trabalho e Independência" explora a relação entre trabalhadores e a Independência do Brasil. Projeto e execução: Alexandra Veras, Isabelle Pires, Larissa Farias, Victória Cunha e Yasmin Getirana Edição: Brenda Dias
  1. Vale a Dica #13: 2 de Julho: a Retomada, de Spency Pimentel e Joana Moncau
  2. Vale a Dica #12: SAL, idealizado e dirigido por Adassa Martins
  3. Vale a Dica #11: O futuro das profissões, de curadoria de André Couto, Maria Carla Corrochano e Paulo Fontes
  4. Vale a Dica #10: Meu querido Zelador, de Mariano Cohn e Gastón Duprat
  5. Vale a Dica #09: Benzinho, de Gustavo Pizzi

LEHMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Livros de Classe #20: Coroas de glória, lágrimas de sangue, de Emília Viotti da Costa, por Rafael Marquese

ter jul 19 , 2022
Neste episódio, Rafael Marquese, professor da USP (Universidade de São Paulo), apresenta o livro “Coroas de glória, lágrimas de sangue: a rebelião dos escravos de Demerara em 1823”, da historiadora Emília Viotti da Costa. A obra, publicada originalmente em 1994 e traduzida para o português em 1998, discute a rebelião […]

Você Pode Gostar