Vale Mais #10 – Mundos do Trabalho e Relações Raciais

1

Vale Mais é o podcast do Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho da UFRJ, que tem como objetivo discutir história, trabalho e sociedade, refletindo sobre temas contemporâneos a partir da história social do trabalho.

O episódio #10 do Vale Mais é sobre Mundos do trabalho e Relações Raciais. 

 

Este é segundo episódio da segunda temporada do podcast Vale Mais. Nesta temporada realizamos uma série de conversas com jovens doutores/as no campo da História Social do Trabalho. Eles/as explicam seus temas de pesquisa e processos de elaboração de suas teses. Neste episódio, conversamos com Leonardo Ângelo, doutor em História Social pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e pesquisador do LEHMT-UFRJ. Leonardo defendeu a tese “Volta Redonda em Preto e Branco: Trabalho, Desenvolvimentismo e Relações Raciais (1946-1988)”, sob orientação de Alexandre Fortes. A pesquisa analisou as complexas relações entre raça e classe entre os trabalhadores da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), entre as décadas de 1940 e 1980, com especial atenção para as conexões entre o discurso político da “democracia racial” e os projetos desenvolvimentistas daquele período. Em nossa conversa, Leonardo enfatiza a importância de perspectivas interdisciplinares para a análise das relações raciais nos mundos do trabalho, bem como as interessantes possibilidades de pesquisa abertas quando os movimentos negros são incorporados nos debates da história social do trabalho.

Produção: Heliene Nagasava e Larissa Farias 
Roteiro: Heliene Nagasava e Larissa Farias 
Apresentação: Larissa Farias 

Dicas do entrevistado

Geledés – Instituto da Mulher Negra (https://www.geledes.org.br/)
Cultne – Acervo Digital De Cultura Negra (https://www.cultne.com.br/)
M8 (Filme) 
Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: Identidade nacional versus identidade negra, de Kabengele Munanga (Livro) 
Pedagogingar (https://open.spotify.com/show/5H2j9lhdxkpGDekRr8jjMZ?si=55q-RCa5Q6SlMZSD_wPvlg)

Vozes Comunistas #07: Dirce Machado Vale Mais

Vale Mais é o podcast do Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho da UFRJ, que tem como objetivo discutir história, trabalho e sociedade, refletindo sobre temas contemporâneos a partir da história social do trabalho. “Vozes comunistas” é uma série especial do Vale Mais, podcast do LEHMT/UFRJ. Nessa série homenageamos o centenário do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e divulgamos áudios que permitem uma reflexão sobre as fortes e complexas relações entre o partido e os mundos do trabalho ao longo da história do país. A cada quinze dias, um trecho de uma entrevista de antigos sindicalistas, lideranças operárias e camponesas ou mesmo trabalhadores/as de base conta um pouco da história do PCB e sua importância para a história do trabalho no Brasil. Pesquisamos áudios em acervos públicos e particulares de todo o país, que serão apresentados por pesquisadores e historiadores especialistas na trajetória do partido. Em nosso sétimo episódio, apresentamos trechos de uma entrevista com Dirce Machado. No trecho que ouviremos, Dirce fala sobre a fundamental participação das mulheres nas revoltas dos trabalhadores rurais na região de Trombas e Formoso em Goiás nos anos 1950. Conta ainda sobre sua prisão durante a ditadura militar. Essa voz comunista é apresentada pela historiadora Paula Elise. Projeto e execução: Ana Clara Tavares, Felipe Ribeiro, Larissa Farias e Paulo Fontes Apoio: Centro de Documentação e Imagem da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Agradecemos às instituições e pesquisadores que gentilmente colaboraram com nosso projeto.
  1. Vozes Comunistas #07: Dirce Machado
  2. Vozes Comunistas #06: Eloy Martins
  3. Vale Mais #21: Trabalhadores em frigoríficos
  4. Vozes Comunistas #05: Demistóclides Batista (Batistinha)
  5. Vozes Comunistas #04: Afonso Delellis

LEHMT

One thought on “Vale Mais #10 – Mundos do Trabalho e Relações Raciais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

LMT #77: Rua do Ouvidor, Rio de Janeiro (RJ) - Renata Figueiredo Moraes

qui maio 13 , 2021
Renata Figueiredo MoraesProfessora do Departamento de História da UERJ e pesquisadora do LEHMT/UFRJ A rua que leva o nome de um ofício, “do ouvidor”, surgiu pequena e cresceu a medida em que a cidade colonial se expandia. Passou assim a ser chamada por volta de 1780 com a chegada do […]
%d blogueiros gostam disto: