Vozes Comunistas #20: Lucia de Souza

1


Vale Mais é o podcast do Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho da UFRJ, que tem como objetivo discutir história, trabalho e sociedade, refletindo sobre temas contemporâneos a partir da história social do trabalho.

“Vozes comunistas” é uma série especial do Vale Mais, podcast do LEHMT/UFRJ. Entre março de 2022 e março de 2023 homenageamos o centenário do Partido Comunista Brasileiro (PCB) com a divulgação de trechos de entrevistas de antigos sindicalistas, lideranças operárias e camponesas ou mesmo trabalhadores/as de base que contam um pouco da história do PCB e sua importância para a história do trabalho no Brasil.

Em nosso vigésimo episódio apresentamos trechos de uma entrevista com a tecelã Lúcia de Souza. Nascida em 1920 na cidade de Magé/RJ, uma das “Moscouzinhas” brasileiras, Lúcia começou a trabalhar em uma fábrica de tecidos ainda na adolescência. Sua indignação com as precárias condições de vida da classe trabalhadora fez com que ingressasse na luta sindical e na militância comunista entre as décadas de 1940 e 1960. No trecho da entrevista que ouviremos, Lúcia de Souza aborda o início de seu trabalho na fábrica, as percepções de sua negritude e seu envolvimento nas lutas operárias e sindicais. Também trata sobre a atuação do PCB, a cassação do partido e as perseguições aos seus militantes, além de expor seus conflitos em se afirmar como comunista. Essa voz é apresentada pela historiadora Juçara da Silva Barbosa de Mello (PUC-Rio).

Projeto e execução: Ana Clara Tavares, Felipe Ribeiro, Larissa Farias e Paulo Fontes
Apoio: Centro de Documentação e Imagem da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Agradecemos às instituições e pesquisadores que gentilmente colaboraram com nosso projeto

Referência da entrevista: A entrevista é parte do documentário “Tear”, dirigido por Taiane Linhares, em 2013.

Vale a Dica #11: O futuro das profissões, de curadoria de André Couto, Maria Carla Corrochano e Paulo Fontes Vale Mais

Na décima primeira edição da série “Vale a Dica”, Isabelle Pires, pós-doutoranda em História Social pelo PPGHIS/UFRJ/CNPq e pesquisadora do LEHMT/UFRJ, indica a exposição autoral do SESI Lab “O futuro das profissões”, de curadoria de André Couto, Maria Carla Corrochano e Paulo Fontes, que está aberta à visitação até o dia 21 de julho na Casa Firjan, no Rio de Janeiro. Essa mostra é uma versão resumida da exposição que ficou no SESI Lab em Brasília. Diferentes formatos como trechos de vídeos, fragmentos de depoimentos de trabalhadores, jogos e um quiz fazem parte da exposição que procura fazer uma reflexão crítica sobre as transformações nos mundos do trabalho e sobre o que podemos esperar das profissões e do trabalho no futuro, tudo de forma lúdica e interativa. Ouça este episódio e fique sabendo um pouco mais sobre essa mostra que é uma boa dica para pensar sobre a história social do trabalho. Projeto e execução: Alexandra Veras, Isabelle Pires, Larissa Farias, Victória Cunha e Yasmin Getirana Edição: Brenda Dias e Eduarda Olimpio
  1. Vale a Dica #11: O futuro das profissões, de curadoria de André Couto, Maria Carla Corrochano e Paulo Fontes
  2. Vale a Dica #10: Meu querido Zelador, de Mariano Cohn e Gastón Duprat
  3. Vale a Dica #09: Benzinho, de Gustavo Pizzi
  4. Trabalhadores atingidos: a colaboração empresarial com a ditadura | EP04 CSN
  5. Trabalhadores atingidos: a colaboração empresarial com a ditadura | EP03 Josapar

LEHMT

One thought on “Vozes Comunistas #20: Lucia de Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Contribuição Especial #24: 60 anos do Estatuto do Trabalhador Rural

ter mar 14 , 2023
Leonilde Servolo de MedeirosProfessora do Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da UFRRJ. Bolsista do CNPq No dia 2 de março de 1963, foi aprovado pelo Congresso Nacional, após sucessivas versões, o Estatuto do Trabalhador Rural (ETR), lei 4214/63. Por meio dele estendiam-se aos trabalhadores […]

Você Pode Gostar